A semana parece tender entre dois aspectos da realidade – a verdade e a mentira. As verdades que nos contamos e as mentiras de que nos convencemos. As verdades que nos contam e as mentiras que nos contam. Tudo é abundante esta semana, e nós temos o livre arbítrio de acreditarmos no que quisermos. Do uso desse livre arbítrio serão colhidos os frutos. Quem bem planta, bem colhe.
Muitos ditados se aplicam ao que pode pairar sobre a nossa semana: “Quando a esmola é demais, o santo desconfia”, “O que vem fácil, fácil vai”, “Nem tudo o que reluz é ouro”. Convém manter a atenção, na vida cotidiana, aos caminhos que se apresentem, e realmente perceber se eles levam aonde você quer ir. Prováveis distrações estão à vista, e será bom que o passo e o caminho estejam em consonância.
O 10 de Ouros, arcano que caminha conosco nesta semana, é uma carta de riqueza, em todas as acepções da palavra. Traz boas novas para as transações comerciais, e traz boas novas também para aqueles que buscam riqueza interior. Tanto uma quanto outra precisam lembrar-se dos ditados anteriores.
Carta de colheita, o 10 de Ouros coloca à nossa disposição o resultado do nosso plantio, portanto prepare-se e preste atenção à colheita da semana – indicará a qualidade da semente que você lançou ao solo, do próprio solo e dos cuidados que foram tidos. Além de usufruir da colheita, é imprescindível, se você busca aprimoramento, reparar com muita atenção naquilo que se colhe. Quem vem ao seu encontro, traz o que nas mãos? Que tipo de ofertas e reconhecimentos você recebe? O que lhe acontece esta semana? Tudo isso é resultado do plantio feito. Tudo isso é o resultado do que fiz e não fiz, e resultado dos meus pensamentos. Não há mais ninguém responsável. Aceite e trace novas rotas, se é isso é o que a colheita lhe diz. Não perca tempo choramingando, os tempos rugem e pedem presença e agilidade. Perde quem se demora. Guarde da semente recolhida para a plantar novamente, se perceber que o investimento valeu a pena. Não dê murros nem em água nem nas paredes. O primeiro não terá efeito, o segundo machucará sua mão e a parede permanecerá intacta. É possível, também, que situações de engano fiquem visíveis, e isso é bom.
Há um outro ponto importante a resgatar desta carta, e é o momento em que temos (porque bem trabalhamos) além do que necessitamos. Não pense só em dinheiro, pense em energia de forma mais geral – dinheiro é também energia, mas não é a única. Pode ser tempo, pode ser bem estar interno, pode ser alegria, pode ser satisfação, pode ser descobertas que mudaram a sua vida para melhor. Distribua. Compartilhe. Tudo é fluxo, e qualquer estrangulamento desse fluxo, seja por medo de faltar, de perder ou simplesmente por falta de atenção, impede que esse fluxo seja contínuo. Em mãos (e corações) cheias não entra nada. É preciso uma certa vacuidade para que haja espaço para que o fluxo continue fluindo.
Por isso, a generosidade precisa ser uma marca da semana. Generoso é aquele que é nobre e reparte com largueza. Generosidade de sentimenntos, de pensamentos e de ações. Sair um pouco de si mesmo e entregar-se à escuta do outro, com o conselho aguardando ser pedido. Sair um pouco de si mesmo e olhar em volta, e perceber que gesto se faz necessário, que palavra é precisa, que sorriso está fazendo falta. Quando mais se dá, mais se tem. Quanto mais se dá, mais se tem. Guarde como mantra para a semana. Não tema perder nem ficar pobre – de bolso ou de espírito. Quanto mais se dá, mais se tem. Aplique a tudo. Quanto mais você julgar o outro, mais será julgado. Quanto mais tentar compreender, mais tentativas existirão de você ser compreendido. O 10 de Ouros proporciona movimento, e riqueza. Que a semana termine com mais amor, com mais compreensão, com mais justiça. E que a guerra, a barbárie, a ignomínia, a baixeza e a tentativa de anular o outro diminuam, até desaparecer.