Se durante esta semana você se encontrar em situações em que parece haver sido dado um passo em direção ao futuro, se você tiver a sensação de que uma etapa foi vencida, a impressão de um novo passo estar sendo dado, você terá entrado no âmbito da Chave desta semana, O Universo.
Última lâmina do Tarot, O Universo joga um papel central em qualquer tipo de evolução, seja ela material, espiritual, emocional etc. O Louco, que inicia a sua jornada na primeira Chave, chega ao seu ponto culminante, depois de passar por todas as estações desta sua viagem. Batido pelos ventos do caminho, tendo tido descanso e guerra, aflição e apreensão, alegrias e tristezas, está pronto para o novo passo, e por isso encerra-se de um lado para se abrir, renovado, do outro.
O Universo dança consigo mesmo, é um momento de êxtase até, mas um êxtase consciente, uma percepção de que algo que esteve sendo trabalhado, aprendido, digerido está pronto ou para se lançar ou para se deitar. É bastante provável que possamos perceber que as decisões que precisávamos tomar já foram tomadas, e é importante não nos amargurarmos, e sobretudo não ficarmos presos a esse caminho, por acreditarmos que não podemos sobreviver sem ele. Ou que aquele caminho nunca nos falhará. Se o caminho chegou a seu fim, ele não continua, não dê muitas voltas, porque será sobre seu próprio eixo, e nem para a frente, e nem para trás. E por que não para trás? Porque não existe andar para trás. O caminho de todos nós, o caminho da Humanidade, o caminho da tecnologia, das relações, é para a frente. O Universo, com a sua forma completa, articulada e aprimorada, nos segreda este segredo. Nós não andamos para trás.
É preciso tomar cuidado com isto que parece até simples. É preciso tomar cuidado para não ficar pendurado desse passado que não existe mais, e impedir que o novo momento, a nova situação, aquilo que está para ser vivido, demore a aparecer. Fases finalizam. A semente dá lugar à planta, a ideia dá lugar ao projeto, a sabedoria nasce do conhecimento e da experiência. A vida segue seu curso sabendo que as fases se sucedem, e o que nos enfraquece é querer viver hoje como vivíamos ontem. Olhe em volta: você é a mesma pessoa de ontem? Da semana passada? Do mês passado? Do ano passado?
Parece-me muito produtivo, estes próximos dias, dedicar-se a limpar e arrumar espaços para receber o futuro que vem ao seu encontro. Não me parece uma semana de tomar decisões, mas de compreender que elas já foram tomadas e que isso faz com que um mundo novo se abra diante de você.
É importante também entender que uma Chave importante como esta, O Universo, se aplica a situações e relações e processos que estão amadurecidos. Não devem ter tanto importância, esta semana, finalizações do que começou há pouco tempo, ou do que ainda sequer brotou. Não vá você matar a planta no broto!
A percepção das situações de vida que nos preenchem, que nos enchem de alegria, as relações afetivas que nos alimentam e expandem, que nos desafiam e nos ajudam a sermos pessoas melhores ao longo do desenrolar da vida, tendem a mostrar-se com clareza ao longo da semana. Por isso, não se acanhe. Ame quem você ama, cuida de quem você gosta, abra os braços e abrace, porque é para isso que os temos, e não são apenas físicos – temos braços também na alma e no coração, e a sua função primeira é abraçar. Se esse não é o seu forte, considere que talvez se esteja abrindo uma nova fase em sua vida, em que abraçar consistente e alegremente o outro seja a sua mais nova e brilhante conquista. Leve e abençoada semana para você e quem estiver ao seu redor!