Sabe aqueles dias em que você acorda com a sensação de que o mundo, apesar de todas as dores, é um belo lugar para viver? Aqueles dias em que olhamos em volta e o roteirista da nossa vida decidiu presentar-nos com um sem fim de pequenas coisas que alegram os olhos? Pois bem: essa imaginação nos pega pela mão esta semana.
O 9 de Copas é uma carta contente, satisfeita. O dia a dia, sob a sua proteção e inspiração, se tinge da capacidade dos milagres cotidianos. A flor que desabrocha, a estrela cadente que cruza o céu justamente quando estamos olhando, os dois pardaizitos que brincam diante da nossa janela. As pequenas alegrias provavelmente estejam mais fáceis de serem vividas e percebidas esta semana. São os nossos olhos, diz-nos o 9 de Copas, que nos permitem ver as coisas boas da vida, assim como as ruins. Sob a sua proteção, a tendência é podermos ver as boas, e sobretudo dar-lhes importância. As crianças sorriem todos os dias – e nem sempre nós nos encantamos com o seu sorriso. Esta semana tudo indica que isso será mais fácil.
É claro que uma boa parte nos pertence. O esforço não cessa nunca, mesmo que haja uma trégua aqui e ali. O mundo não vai subitamente tornar-se um lugar justo e igualitário para toda a Humanidade, nem tudo estará, dentro do nosso ponto de vista, da forma como deveria estar. Porém, é provável que tenhamos motivos de sobra para conseguirmos ser gratos. A gratidão é a nossa mais poderosa ferramenta para sentir e distribuir alegria. E sempre temos, todos, sem exceção, motivos para sermos gratos. Esta semana também esta perspectiva tende a ser mais fácil de ser escolhida, ainda que um certo medo nos ataque de repente. Sorria – a semana também provavelmente ofereça formas de superar medos, e essa talvez seja a melhor parte. Coragem e gratidão são ingredientes perfeitos para entrar naqueles lugares desconfortáveis, para ter aquelas conversas adiadas, para assumir o risco de sair de um emprego que consome as suas forças, para resolver um relacionamento que desafia a lógica das coisas, para assumir os segredos que a sua alma vem sofrendo em fazer esconder. Todos esses medos recebem, esta semana, a capa protetora da gratidão e de perceber o quanto tantos pequenos detalhes da vida são puro milagre.
Os excessos, naturalmente, tendem a nos atrapalhar a vida. Qualquer tipo de excesso, de avidez, de gula. “Opa, opa calma aí, não é preciso comer a barra inteira de chocolate, deixe-me desfrutar destes dois pedacinhos!”, e você pode aplicar essa frase mágica a qualquer tema da vida. Calma, calma, deixe que a alegria e o amor que tudo cria se manifeste sem exageros.
O contentamento que pode ser sentido, a alegria que pode transbordar do coração, precisa provavelmente ter onde aportar, e o compartilhar das coisas boas que lhe acontecem, dos súbitos prazeres que surgem, das coisas inusitadas, é o que realmente cria esta aura tão poderosa que a Carta desta semana nos oferece. A gratidão e a coragem, aliadas e unidos fortemente à generosidade, eu lhe prometo, tranformarão a sua semana em um oásis onde muitos poderão refrescar-se e matar a sede tão profunda de amor e sentido que os nossos dias atravessam. Que a sua existência possa ser este oásis, e que a sua presença no mundo possa ser a força alentadora para superar qualquer medo, qualquer dificuldade, qualquer trauma, qualquer desgraça. Você não é só luz e sombra, você é Amor encarnado, vivo, pulsante e doador de milagres.
Respostas de 2
Finalmente um respiro…bjs saudosos
Verdade dupla – o respiro e as saudades.