É bem possível que, durante os próximos dias, você acorde com a impressão de estar com a mente mais clara, de estar em um ponto de equilíbrio interno mais forte e de se perceber melhor do que em outros momentos. Uau, você dirá. E é de fato um certo “uau”, muito ligado à energia básica que nos oferece o 3 de Paus. Para esse encontro com estas energias é preciso atenção a duas questões específicas.
Uma, diz respeito a não cair em velhos hábitos, a não se deixar levar por tudo aquilo que se decidiu aposentar e terminar… mas que volta, por costume, como uma onda meio que já sem vida. Não embarcar nessa onda, e lembrar-se de que não se é mais aquela pessoa, porque algo já se decidiu mudar, é algo importante de manter em mente. A semana é muito propícia ao rompimento de manias, rotinas e vícios, há que aproveitar e fazer a própria parte.
O 3 de Paus, esta nossa Carta esta semana, fala de inícios, e de nos entendermos melhor, e aos nossos valores, princípios e decisões. Se, por exemplo, você começou uma dieta esta semana, a probabilidade é de que ela se firme em sua vida como um novo hábito, como uma nova forma de viver a sua alimentação. Coloque o que quiser no lugar de dieta – tudo o que se começa esta semana recebe através deste arcano um impulso extra, e é muito propício aproveitá-lo. Um vento a favor nos atinge nesta semana, em que também vivemos o início de uma lunação, temos uma Lua Nova no céu na terça-feira, junto a um eclipse que também favorece rompimentos com estruturas que não servem mais.
A segunda questão a manter em mente é, justamente porque o 3 de Paus nos oferece clareza cm relação a nossos propósitos, não nos deixarmos cair no que possa ser supérfluo, frívolo, volátil. Aquelas coisas que você pensa “nossa, é uma bobagem, mas porque não uma bobagem de vez em quando?”. Essa “bobagem” pode ser qualquer coisa, mas esse tom de autocondescendência pode ter uma dose desnecessária de autoboicote, e pra que isso nesse momento, não é mesmo? Seria uma pena deixar de aproveitar a energia desta semana e dedicar-se apenas a assuntos menores, e ainda desnecessários. Olhe-se com atenção, respeite os sinais que tem ouvido, nas últimas semanas, e não caia na tentação de dar passos atrás por conta de um capricho, de uma ilusão, de uma vontade passageira. A coragem, a determinação e a objetividade, e tudo aquilo que caminha com essas três palavras, é o que de melhor se pode aproveitar e reforçar durante os próximos dias.
Separar o que é importante do que é detalhe, e direcionar a sua energia para aquilo que, dia a dia, é importante: esse é o ponto alto da semana. O passado já está para trás, e o que temos, daqui em diante, não é só resultado dele – é também o caminho que abrimos com nossos próprios pés e mãos em direção ao futuro, a esse amanhã que caminha em nossa direção, quer queiramos ou não: que estejamos prontas e prontos para esse encontro, e para sermos, para nós e para quem esteja ao nosso redor, um foco de luz e calor que não se deixa abalar nem apagar nem atrasar. Axé, e um bom (ainda) Carnaval!