Ums semana luminosa abre-se hoje, última segunda-feira do ano, com a presença do 7 de Paus. Uma das mais importantes chaves da coragem, do brilho e da autenticidade de ser quem se é, este arcano traz consigo uma específica polaridade – o medo.
Pense. Quando é que precisamos ou queremos ter doses reforçadas de coragem? Quando o medo toma conta. Sem medo, a rigor, não há necessidade de coragem. Portanto, a semana promete a coragem necessária diante dos prováveis desafios. Promete que você tenha, no momento chave, exatamente o que necessita para ser aquilo que é, com coragem, entusiasmo e verdade. É possível, dentro desta energia, ter espaço para brilhar, para assumir a liderança e realizar grandes movimentos.
Há muita ousadia ligada a esta carta, e tudo aquilo que se relaciona com o lugar do cuidado, da criatividade, de uma intensa generosidade que nos dota do triplo de força que costumamos ter, desde que não partamos do lugar da força bruta. Porque há dois desafios prováveis nesta semana: um, se perder no campo das ideias e só falar falar e falar, sem nada fazer, e o outro, que é deixar que o ego e a vaidade sejam os motores das suas ações. Sem generosidade, sem entrega real, sem absoluta autenticidade, a semana não é aproveitada. Mantenha-se atento ao que bate à sua porta, especialmente aquelas coisas que parecem coincidências e no fundo fazem parte de uma série de acontecimentos que caminham em direção a uma transformação poderosa, para a qual, sim, será necessária coragem.
Numa semana que tem dentro dela o início de um novo ano, a entrada em 2026, parece-me haver uma mensagem a mais, que pode nos ajudar a abrir não só as portas do ano, mas também as portas de uma nova forma de estar no mundo, que nos permita sermos mais autênticos, mais verdadeiros, conscientes e gratos pelo que somos, pelo que construímos, com a coragem mais do que importante e necessária para trilhar os rumos das nossas vidas, com as suas fortalezas e fraquezas. Aceitar quem se é, prestigiar quem se é, erguer-se diante do mundo e declarar-se capaz é um passo imenso em direção à evolução de si próprio.
Que a sua entrada em 2026 esteja plena da capacidade de perceber e aceitar mudanças e desafios, plena dessa coragem que, como os bons amigos, se guarda e se multiplica no lado esquerdo do peito. Que as forças do Coração sejam seu Guia e seu Mestre no ano que inicia. Uma boa entrada em 2026!