Entramos em mais uma semana regida por um Arcano maior – a Força. É preciso atenção e coragem para encarar esta carta, basicamente porque ela nos obriga a nos encararmos. Nos incita a desfrutarmos intensamente de tudo o que a vida nos proporciona, apesar da inquietação que possamos sentir internamente, sem saber lhe dar nome ou encontrar seus motivos. Essa inquietação, se olhada de perto e com insistência, pode revelar-nos uma porção de coisas.
A Força nos pede, de imediato e sem muita paciência para esperar, entrega, abertura, peito aberto, coração disponível, mente clara. Nos pede coragem para ultrapassarmos limites, para abordarmos o inabordável, para desfrutarmos do que a mão divina coloca diante de nós. E nos pede também, com insistência, que não nos desviemos do confronto com a Sombra. Com a Força da Sombra. Não há baralho de tarot que não inclua neste arcano o encontro com a própria sombra como veículo de superação e conquista de si mesmo.
Lutas intensas podem se desenvolver do lado de dentro, e serão necessárias disciplina e entrega para encarar os desafios que esse lado de dentro nos propõe. Não lhe dê as costas, não subestime e sobretudo não fuja desse confronto. Os fenônomenos externos, acredite, não passam de reflexos, às vezes pálidos, daquilo que se passa dentro de você. Podemos escolher qualquer sentimento para exercitar, mas eu vou escolher o egoísmo como uma das vis criaturas com as quais podemos nos deparar esta semana, dentro de nós. São essas as criaturas que devemos manter sob controle, subjugadas pela força de nosso coração e nossa mente.
Prepare-se para uma semana intensa, uma semana plena de disposição e força vital. Pode ser que você realmente sinta em você a força para vencer qualquer obstáculo, para lidar com qualquer problema, para galgar qualquer distância. Aproveite essa energia, ainda que não a entenda até o fim (ela é verdadeira!) e avance. Entregue-se. Apaixone-se. Haverá excessos? Aposto, e aposto alto. Muitos sentimentos revoltos, inundados, cheios de emoção. Muita, muita água rolando por debaixo das pontes esta semana, muitas emoções passando por você e pelos seus dias, as margens incapazes de conter o curso do rio, de tão inundado e encharcado – esta é a Força, e é aqui que ela nos alerta e inspira.
Fazer o que com tanta água?
Manter domínio sobre si mesmo, ao mesmo tempo em que experimenta a entrega absoluta. Dupla dinâmica, sem dúvida. Como exercitar a entrega e o domínio em modo simultâneo? Mantendo-se atento a duas coisas: ter a certeza de não ser regido apenas pelo prazer momentâneo e fugaz, e estar seguro de não passar por cima de ninguém.
É aqui, ou é por isso, que eu escolho e retorno à palavra egoísmo como fonte de reflexão da semana. Porque há emoções intensas a serem vividas, e entregas que serão pedidas – e a todas há que dizer sim, não tenha dúvidas – a Força é uma bênção! Mas importa o como.
Vamos a ele. Egoísta é, como sabemos, aquele que só trata dos seus interesses. Se você pensou “mas não é o óbvio, cada um tratar do que lhe interessa?” ou “o que tem de errado em correr atrás do seu?”, você entrou em cheio nos campos do ego e dos seus desejos, e neles moram criaturas pouco agradáveis, como ciúme, inveja, insatisfação. A baixa consciência emocional de uma pessoa egoísta (ou das ações egoístas que todos podemos cometer) pode diminuir e muito as chances do profundo significado desta carta nesta semana. É preciso perceber, buscar entender, incluir e preservar o outro e seus sentimentos em nossas ações, escolhas e entregas. O puro hedonismo (aquele que determina o prazer como bem supremo) precisa disso que o filósofo francês Comte chamou de altruísmo, e nós costumamos chamar de solidariedade – o olhar sobre o outro, a dedicação ao outro, o pensar no outro. Não é possível esquecer ou diminuir o outro esta semana.
A Força é uma carta belíssima. Fortíssima. Arrebatadora. Apaixonante. Puro destemor. Mas não há mal que nunca se acabe nem bem que sempre dure, e é bom manter-se atento e forte, e angariar, desta semana, mais poder e força sobre si mesmo. Sobretudo isso. Seria um desperdício passar à superfície das experiências desta semana, apenas com os olhos virados para si e sem realizar a entrega profunda. Em suas mais apaixonantes experiências da semana, lembre-se de pensar em quem está ao seu lado, ou em que impactam as decisões e escolhas que você faz, mesmo para quem não está exatamente ao seu lado. Em algum momento, todos nós enfrentaremos a dissolução desse Ego que nos alimenta e sufoca ao mesmo tempo – o que sobrará, nesse momento, da nossa entrega?
Que a semana seja intensa e significativa, transbordante e produtiva como se anuncia!
Respostas de 8
Eita…. E eu comeco a semana de cama, doente…
Fique bem logo!
Bom dia! Obrigada pela carta, ótima semana e um Natal íntimo para você.
Um bom Natal para você também!
Obrigada mais uma vez pela leitura da carta da semana
Beijinhos, Graça!
Nossa, na mosca…já começou ontem … obrigada pela reflexão, querida Ana
Beijo grande!