Eu desejo firmemente que você tenha acordado para esta semana com a sensação de que ela será boa. Que você tenha aberto os olhos para o dia (seja ele qual for, a semana tem sete!) e tenha tido o primeiro pensamento na direção de todas as bênçãos e graças que você recebe, a começar pela graça de estar dentro da vida, e dela sorrir com o Sol todos os dias. Meu desejo acompanha os bons auspícios que a Carta desta semana nos traz.
O 10 de Ouros é um arcano que sinaliza colheita, sinaliza movimento e fluxo em nossas vidas. A colheita pode ser material, e em algum grau certamente o será, porque afinal é de matéria que o nosso mundo é composto. E a colheita pode ser imaterial, e certamente o será também, porque as nossas existências vão além do que as nossas mãos podem agarrar e as nossas balanças pesar e medir. A esta altura, já devemos ter certeza de tudo isso.
A colheita com a qual a semana acena depende, e por isso o meu desejo do começo desta contribuição à sua semana, daquilo que se faz, se pensa, se sente, se constrói, se decide. Depende dos nossos movimentos e das nossas escolhas, e dentre essas escolhas está a escolha de olharmos para as experiências da vida de maneira construtiva ou destrutiva. (Repare que eu não disse positiva ou negativa, mas destrutiva ou construtiva.) E nós não somos ninguém sozinhos, e por isso a sua colheita e o lugar de onde ela nasceu também influencia a colheita do outro. Se você age em sua vida de forma constrtutiva você auxilia quem está perto de você a também ter forças, quando elas faltem por exemplo, de agir de forma construtiva. Não seja ingênuo de achar que você se basta, porque ninguém se basta, a vida é interdependência, e as suas atitudes impactam o outro, sempre – melhor que seja de forma construtiva do que destrutuiva, não é?
A riqueza, seja ela interior ou exterior, precisa de fluxo, não pode ficar parada. Tudo o que se guarda, de forma avarenta e medrosa, apodrece, seja dinheiro, sejam sentimentos, sejam pratos de comida. O medo é o maior inimigo da prosperidade, e é nele que penso quando falo de formas destrutivas. Convença-se de que os seus pensamentos criam a realidade à sua volta, e não só a sua. Se você cultiva o medo, cultiva relações onde as pessoas não confiam umas nas outras, cultiva trabalhos que escorrerão dos seus dedos e se perderão, envolve-se em situações que em nada serão confiáveis.
E como não cultivar o medo? Como, ao vermos tantas ações tenebrosas, tanta destruição, tanta maldade, tanta ganância, tanto desrespeito aos direitos mais básicos da vida, tanta injustiça, tantas imagens sangrentas poluindo as telas das nossas vidas, não deixar o medo consumir até o âmago das fibras do nosso coração? Criando fortalezas interiores que nos façam olhar para essa realidade que nos é apresentada de forma livre e crítica. Escutando, vendo – e discernindo, aprendendo a pensar, aprendendo a não ser presa fácil do medo que o mundo ao nosso redor insiste em colocar em nosso caminho, e em nos dizer que não podemos fazer nada a respeito, o que não poderia estar nmais longe da verdade. É claro que podemos, e começa pela maneira como acordamos para os nossos dias e as formas como escolhemos pensar, viver e nos relacionar com o que está ao nosso redor e é de nossa imediata responsabilidade.
E por isso é tão importante treinar o olhar para as belezas e as riquezas das nossas vidas. Desde o momento em que abrimos os olhos no primeiro dia da semana, e descobrimos que estamos vivos para podermos fazer diferente. Force o seu olhar a encontrar a beleza, porque ela está aí, e precisa ser reconhecida para ser cultivada e crescer.
Há bons negócios no horizonte da semana, o 10 de Ouros fala disso também. Boas transações, bons encontros, bons contratos, boas negociações. Tome consciência disso, aprenda a ver o bom dentro da vida, dentro de você, de quem está ao seu redor. Pense que as coisas boas precisam ser reconhecidas, esse é realmente um ponto importante da semana. Crescerá o que for visível, e tornar as coisas visíveis é tarefa nossa.
A alegria que você puder semear ao seu redor (e pode trocar a palavra alegria pelo que você quiser) retornará a você multiplicada.
Outro tema que se articula com este 10 de Ouros é a criatividade, o sermos fecundos em nossas ideias e ações, é podermos colocar as mãos para trabalhar e perceber que a prosperidade as habita. É claro que só não colhe quem não planta, por isso é tão importante reconhecer o que é bom e próspero para se poder investir nesse lugar.
Há, como sempre, um alerta, e ele está ligado aos impulsos que reprimimos e dos quais não estamos conscientes. Veja: o grau de consciência que temos a respeito de nós mesmos costuma ser importante. Em semanas como esta, em que a colheita está ao virar da esquina, ao alcance da mão, sabermos dos impulsos que nos habitam é muito primordial, porque do que fazemos, pensamos, sentimos, dizemos e semeamos nasce essa colheita. Impulsos reprimidos, que deixamos à solta sem termos muita noção do que sejam e de onde venham em nós, podem ser francamente perigosos, e podem colocar-nos em situações de perigo e exposição desnecessária.
Por fim, lembre-se de que há riquezas que, quando fechadas em nossas mãos, morrem por asfixia. O excesso em sua vida é a falta na vida de alguém. Não se guarde, nem guarde tanto o que é seu. Generosidade é a atitude daquele que é nobre, e que sabe repartir com largueza. Só pode ser generoso quem é consciente da sua riqueza. Não se deixe abater pelas dificuldades da vida – o seu sorriso pode permear qualquer manhã cinzenta e iluminar qualquer escuridão, a sua e a de quem atravessa o seu caminho.
Que a sua semana seja próspera e construtiva.