Esta importante semana, que começa com uma lua cheia de respeito nos campos de Aquário, nos oferece como uma de suas fontes de inspiração e atenção o 10 de Ouros. Podemos fazer várias coisas com essa informação, inclusive nada. Podemos nos recostar em nossas cadeiras e decidir descansar, podemos nos lembrar dos planos feitos e esquecidos e colocá-los outra vez em nossas pautas, ou podemos perceber o que em nós mesmos nos atrasa e resolvermos pôr um ponto final. O que em inglês se chama mindset é uma mistura bem temperada das palavras perspectiva, atitude, caráter, quadro mental, inclinação, estado de espírito, comportamento e ética. Entre várias outras. É disto que a semana trata – do que fazemos com essas coisas e como as trabalhamos internamente.
Vejamos mais de perto. A nossa perspectiva com relação à nossa própria vida e aos eventos que nela se registram está diretamente ligada às atitudes que cultivamos, e que formam a base do nosso caráter. As atitudes estão ligadas às nossas posturas diante da vida. A nossa índole, o nosso ânimo, a nossa alma – tudo isso se refere ao nosso caráter. A semana, a bordo do 10 de Ouros, trata (no sentido de tratar mesmo, de dar atenção e até mesmo de curar) do nosso caráter, da nossa alma, da nossa postura diante dos desafios e dos oferecimentos que aparecem em nosso caminho.
O cuidado mais importante, esta semana, é não dar assuntos por finalizados. É um pouco como se, em tempos de colheita, se decidisse abandonar a plantação. Não faz sentido, não é hora, a mensagem é bem clara aqui. Haja o que houver, esteja você onde estiver, esta não é a semana de abandonar barco algum. Mantenha a mão no leme da maneira que for possível, esses serão os gestos que aprimorarão o seu caráter, a sua índole, a sua atitude e postura.
Tudo isto é muito positivo, o que não quer dizer que seja fácil, ou simples. Creio que podemos nos preparar para uma semana de desgastes e sustos, uma semana de tristeza em muitos campos e de dores a serem acolhidas e percebidas. Seria impossível observar o curso do tempo de outra forma, se formos humanos o suficiente para com a maior das compaixões percebermos as atrocidades que ocorrem planeta afora. Nada nos autoriza, nestes tempos, a nos isolarmos do resto da humanidade, e nem faria qualquer sentido. Sabemos muito já da quântica vida para podermos acreditar que tudo é cada um por si. Não: o que eu faço repercute muito mais além do que eu jamais poderei saber, e por isso convém que o que eu faça nasça a partir do impulso do meu caráter, minha índole, minha atitude, meu estado de espírito e meu comportamento. Por isso, a forma como eu trabalho o meu mindset, para voltarmos ao início desta reflexão, determina esta semana com mair força do que costuma fazer. Se eu vou perceber, depende da minha abertura para isso, e essa abertura demanda a minha atenção plena ao correr dos dias e dos meus pensamentos.
As dores da semana não deveriam nos fazer afundar, nem na alma, nem no sofá. A resignação, coisa bem diferente da aceitação, não deveria compor o nosso cardápio, nem figurar em nosso dicionário. Podemos aceitar as dores e até os sofrimentos que vierem, sabendo que são lapidações prováveis do nosso caráter. Não permita que a sua firmeza seja intransigência ou rigidez. Mantenha-se maleável, flexível, como borracha amolecida que não oferece resistência às mãos que a querem moldar. Esta semana, isso é mil vezes melhor que quebrar. Aprende-se mais moderando a resistência do que quebrando. Respire, e permita que o vento dobre as suas hastes até o chão, colha o que tiver que colher e retorne a seu lugar, com nova postura, nova atitude, novo caráter. A sua melhor inclinação valerá a semana.
Mais uma vez, para não esquecer, deixe decisões finais, cortes, despedidas e finalizações para depois. Demissões, rompimentos, quebras, rupturas, encerramentos, liquidações, desenlaces e términos são um risco esta semana, especialmente sob o ponto de vista de que há o que colher e esses movimentos poderiam pôr alguma coisa a perder. Aguarde um pouco, dedique-se à melhoria de si próprio, que é algo que só você pode fazer por você mesmo. Tenha a coragem de aceitar quem você é e em que momento de vida você está – ou seja, qual é, hoje, o seu estado de espírito, o seu caráter, por quais lugares a sua alma passeia, e convide-a para outras paisagens, outras experiências. Esta é uma semana em que o que se pensa projeta o futuro. Tenha atenção a que o futuro que você projeta inclua uma percepção do lugar e da necessidade do outro. Parafraseando John Donne, nenhum de nós é uma ilha, embora possamos habitar lugares isolados. Lembre-se de reconhecer, a cada dia, o arquipélago ao qual você pertence.