Quem acompanha estas Cartas semanalmente deve lembrar-se deste 10 de Ouros, que nos visitou há poucas semanas. A sua retomada nesta semana nos obriga a olhar para seu “dono”, para o regente deste arcano, que é Mercúrio. Um Mercúrio organizado e ágil, que sabe bem como ocupar todos os lugares, e que aprecia muito particularmente as transações em dinheiro. O 10 de Ouros sugere bom faro comercial, e bons e lucrativos negócios. Mas há momentos (e este é um deles) em que apenas isso não é suficiente. Se há algo importante a saber nesta semana é que matar-se de trabalhar para ter dinheiro não é a atitude que o inteligente Mercúrio nos transmite. Mercúrio demanda (e oferece) inteligência e imaginação.
Isto é: é importante esta semana em primeiro lugar reconhecer os bens materiais que temos, e aprender, se é que não sabemos, como manejá-los e reconhecê-los, como valorizá-los corretamente. Corretamente, aqui, significa termos o grau exato de imaginação, que será o que nos impedirá de cairmos em estagnação, uma palavra oposta a movimento, e por isso importante para a semana. Stagnum, em latim, é um poço de água parada, e é dessa palavra que deriva a nossa estagnação. Não só agua parada, veja bem, mas água que não tem para onde correr, está contida dentro do limite estreito, profundo e escuro que é o poço. Esse é o grande risco da semana. Tanto faz ter dinheiro como não ter – se não houver fluxo, se não houver movimento, se não houver imaginação, a semana não escoará, e tenderemos a ficar presos, amarrados, estagnados dentro dos nossos pequenos e grandes poços de águas paradas. E é possível que isso realmente se manifeste, e a nossa atitude diante do que está parado é o que fará toda a diferença para o bem viver da semana.
Por isso, o que se recomenda? Movimento. Onde ele for possível. Encarnados que somos, temos essa bênção incrível de termos um corpo físico, que se move. Quando o colocamos em movimento, tendemos a lhe dar um sentido, a irmos em busca de algo, a fazermos algo que tenha um significado. E a tudo isto se aplica, se tivermos imaginação para isso. Agarrar-se ao fundo do poço, esquecer-se de que há caminhos a percorrer, nos coloca em situação de perigo, particularmente esta semana. É claro que tudo pode parecer parado, inerte, atrasado ao nosso redor, o 10 de Ouros aponta para as situações mais inertes da vida também. Mas isso não quer dizer que você não possa criar movimento onde você o imagine.
A matéria estagnada entra em putrefação. Dar movimento à sua existência material, e criar, construir ou expandir a sua consciência a respeito da sua vida material provavelmente seja um ganho, se lhe dedicar algum tempo e atenção. A paciência, a organização, o ensinar e aprender, a persistência, tudo isso nos é facilitado esta semana, Mercúrio também nos oferece estes elementos, mas é preciso que nos empenhemos em perceber os sentidos de cada coisa para além da sua materialidade mais evidente. E é por isso que o poço é uma imagem importante à qual se pode recorrer durante a semana.
Um poço guarda segredos, respostas, enigmas, guarda a profundidade, e o silêncio. Um poço tem borda e inspira respeito, dentro dele se encontram dimensões imensas, e de dentro dele nascem águas. Um poço é uma mina de água. É fonte de vida nos desertos e fonte de aprendizado nos Grandes Mistérios humanos. Há poços-símbolo em todas as tradições da Humanidade, e o próprio coração humano é um poço onde nos nutrimos da nossa sabedoria interna. A semana, com este 10 de Ouros que mergulha na profundidade do poço, pede que não sucumbamos ao peso da matéria, que saibamos dançar com o mistério do Movimento, que não nos deixemos enganar pelos olhos baços de quem não tem contato com seu poço interno. Buscar profundidade é a chave mestra para destrancar a potência da semana. Recuse-se a permanecer na superfície, especialmente quando tudo parecer perdido. Porque não está. A sede da sua imaginação está dentro de você.