Uma espada amistosa, poderíamos dizer do 2 de Espadas, a Carta que ilumina e inspira a nossa semana, e nos sugere que problemas se resolvem melhor dentro do âmbito da tranquilidade. É justamente um descanso, uma recuperação, um tempo para convalescer que este Arcano nos oferece. É importante, em presença dessa dupla espada, reconhecer quais questões emocionais têm nos atormentado nos últimos tempos, e fazermos um esforço, que tende a ter bons resultados se tentarmos claro, para nos elevarmos sobre elas para poder mudar o ângulo de observação. Repare: nem falo em resolver ou entender melhor as coisas, mas de mudar o ângulo, para podermos lançar um olhar novo sobre essas dores e angústias que nos tomam, parar por um momento de nos identificarmos com elas e abrirmos espaço para outras formas de ver e reconhecer. É provável que o respiro venha desse movimento, porque justamente é quando não há movimento que a sombra da estagnação e da morte se aproxima, e com ela a angústia a sensação de perda do chão.
Esse tempo de parada pode ser muito fundamental para reconhecermos oportunidades que tendem a se aproximar da nossa semana, e que, se nos mantivermos nas aflições cotidianas, poderemos perder, deixar passar. Oportunidade é uma palavra interessante. O povo romano tinha um deus chamado Portunus, uma espécie de deus ligado às passagens entre um lugar e outro, às portas. O seu nome deriva justamente da palavra portus, que significa passagem, e de onde também vem a nossa palavra porto, a passagem aquática para dentro de uma cidade. Oportuno, que pelos caminhos férteis da linguagem também deriva de portus, é o que empurra o barco na direção do porto, o vento favorável, a oportunidade que nos faz chegar ao lugar de repouso, de reabastecimento, de proteção e tranquilidade. E isto é o que de melhor podemos fazer, aproveitar os oportunos e bons ventos da semana. Repare que eu falo de bons ventos, e não de ótimos ventos. É preciso calma e tranquilidade para bem viver esta semana, aquela calma que se tem num fim de tarde, quando decidimos deixar os pensamentos incessantes de lado e apenas observar o céu tingindo-se das cores do entardecer.
As oportunidades da semana… convém pensar que elas existem não só para nos trazer algo, mas também para nos impulsionar a que levemos algo que temos aonde é preciso. É sempre bom lembrar que a vida é circular, e que aquilo que recebemos é o retorno do que foi dado, e que aquilo que damos é retorno do que merecemos. Portanto, dentro de uma sociedade que nos impele a querermos e termos mais, convém pensar que, se não colocamos de nós à disposição das oportunidades que surgem (e que pode ser algo simples como uma carona que podemos dar a quem precisa), a vida em sua circularidade nos trará o mesmo em sua volta. A porta por onde entramos é a porta por onde saímos.
Um último adendo, mais como alerta. O fato de estarmos numa semana em que a luz do 2 de Espadas predomina não quer dizer que tudo o que reluz seja ouro, e nem que a nossa intuição, que tende a estar aflorada, não se deixe turbar ou enganar pelas luzes um pouco embaçadas com que a realidade pode se mostrar. Nem tudo o que se apresenta tende a ser exatamente como se mostra, e é bom manter os olhos abertos e a mente lúcida, e de novo manter a tranquilidade e não se lançar na primeira situação miraculosa que apareça. Especialmente se há grandes decisões a tomar (ou julgamentos a fazer), talvez o melhor seja dar um passo atrás e acima, para ver a tal situação de outras formas, tomar-se o tempo com calma, serenar o coração e aguardar. A semana, por muito que seja propícia para descansar e soltar os pesos um pouco, não é especialmente indicada para a tomada de decisões, e nem para emitir sentenças definitivas. Melhor utilizar o tempo com as conexões que podem se mostrar, repor as forças e preparar-se para o provavelmente fértil mês de março.