A ordem do Universo é apenas e somente uma. Tudo aquilo que se manifesta, e tudo aquilo que não se manifesta, nasce em um mesmo e único lugar. Essa compreensão dos fatos da vida oferece-nos alguns ensinamentos, relacionados a este 2 de Paus, regente da semana.
Um, de que não é necessário que nos movamos para que aquilo que deve acontecer aconteça. A nossa maior tarefa, diante deste arcano, é compreender os fatos, e não determiná-los.
Segundo, que é importante observarmos esses fatos sob a luz amorosa da Sabedoria. Isto é, buscar entendê-los para além daquilo que é evidente, aparente e imediato. Mais do que partir em pedaços a substância, permitir-se perceber a essência. É preciso deslocar-se para esse lugar, que não é o óbvio.
Terceiro, que há muitos momentos na vida em que a espera, o aguardar e o observar em silêncio é a melhor e mais proveitosa atitude diante dos desafios e dos aprendizados. Avançar antes da hora, falar antes do tempo, não são atitudes nem inteligentes nem ponderadas. O discernimento, a força do pensar e a busca de harmonia interna são grandes instrumentos da semana.
Aliás, é provável que ainda não seja a hora. Que ainda haja que ajustar alguns elementos ou processos. O grande ponto destes sete dias é ter suficiente coragem, generosidade, autodomínio e ousadia para segurar o excesso eventual de fogo e força, e calar, aguardar, aquietar-se.
Repare na força e no ímpeto de cada um dos tons de vermelho desta carta. Nas chamas flamejantes que a inspiram. Nos instrumentos de poder que se manifestam. Em tudo, a força e a manifestação da Vontade – e também seu poder de abrir o vazio; de ser mais do que pode e é; de, num lapso e por excesso, incendiar a construção do edifício.
Comedimento, atenção e a presença do sábio espírito da oportunidade correta farão milagres durante a semana. Como é de costume: medite, elabore suas vontades, perceba se não passam de meros desejos, e tome cuidado com as suas palavras e gestos. Os outros também estão em seus desafios e processos, não é só você. Que o Amor tudo permeie e a Sabedoria tudo inspire.