É o 3 de Ouros quem salta do baralho para mais uma vez nos indicar a direção da semana – um alerta bastante importante, dirigido a qualquer percepção nossa que queira nos dizer “pronto, relaxe, agora pode descansar”. Sério e compenetrado, este arcano diz “não, não pode”. O que pode, mesmo, é continuar dirigindo todas as suas atenções ao lugar onde são necessárias. Distrair-se, a este ponto do campeonato, seria a maior bobagem já feita. “Mas eu me sinto esgotado!”, diz uma voz dentro de si? Tome um banho, acenda uma vela, faça uma oração, cante uma música – e retorne ao centro da sua vida, àquilo que merece e necessita da sua atenção plena. Objetive qual é o foco do seu trabalho, dos seus relacionamentos, da sua vida do dia a dia, e concentre a sua energia nele.
E por que isso é tão importante, nesta semana talvez mais do que em outras?
Porque o 3 de Ouros diz-nos, esta semana, que é imprescindível manter-se em campos luminosos. Que a sombra pode emergir a qualquer momento, em qualquer lugar, aquela provocação sombria que nos leva a um passo impensado, a uma palavra desnecessária, a um gesto tolo e impetuoso, que para nada serve a não ser nos desviar do foco e fazer-nos perder energia. Evitar aborrecimentos (discussões, situações, eventos) que possam fazer seu sangue ferver (e nublar a visão) é uma forma interessante de estar a salvo dessas perdas estúpidas de força.
E,veja bem. A sombra não costuma andar muito evidente ao lado de ninguém, e não seria sábio contar com o bom senso que achamos que o outro deveria ter para andar a passear por aí as suas penumbras. Essa sombra que pode emergir a qualquer momento pode muito bem ser a sua – aliás, ela tende a ser a sua, surgindo por detrás da cortina, escapando de debaixo do tapete, quando menos se esperava e quando já se imaginava (pior ainda!) que ela estivesse bem resolvida na nossa terapia. Não se iluda. A sua sombra é realmente sua, e é preciso jogar luz sobre ela. E o desejo de fugir dela? Acalme e respire. O que é preciso, é iluminar o que estiver na escuridão, e por isso, é indispensável prestar muita atenção aos sentimentos que servem de base às suas palavras e ações, e buscar saber de onde nascem. Assim como manter atenção ao material que está informando e fazendo o seu pensamento girar. Alerta, alerta, alerta. A ação vem pela mão do pensamento, por isso alimente as raízes da sua capacidade de raciocínio, e use-as antes de agir.
Considere que é alta a probabilidade de que os demais à sua volta (seus familiares, seus amores, colegas, amigos, vizinhos, toda pessoa com quem seus caminhos cruzem esta semana) estejam justamente lidando com suas sombras quando já (até) acreditavam as terem iluminado o suficiente. Ou então sequer as identificam como sombras, ou ainda não pararam para pensar no assunto.
De toda maneira, a sombra é muito boa em encontrar caminhos alternativos para driblar toda fiscalização – e, inadvertidamente, você pode se sentir provocado, acuado, ofendido ou irritado (entre muitas outras coisas que fazem os gatilhos saltar), e aí a sua sombra emerge em resposta, pulando todas as barreiras do seu pensamento, e quando se vê, já é tarde.
Deixe suas armas no armário. Concentre-se na SUA vida. Nos seus desafios. Naquilo que você precisa trabalhar. É preciso muito esforço e muito empenho para garantir que aquilo que se considera estar ganho o esteja de fato. Alegre-se pelo estágio positivo (o 3 de Ouros o indica, afinal!), inspire até o fundo do seu pulmão, e mantenha o passo – equilibrado, firme e leve. Boa semana!
Respostas de 3
Gratidão Ana…Desafios e obstáculos de montão…td é provisório então vamos!
Muito bom, otima semana a todos!
Boa semana!