Você já parou para pensar o tamanho da dádiva que é estar vivo? Acordar no dia de hoje e perceber que seu coração bate e seus pulmões cumprem seu papel de manterem a vida? Olhar para o céu, seja dia seja noite, esteja chovendo ou nublado ou brilhe o Sol sob o fundo azul celeste, e poder ver nada a não ser perfeição, o trabalho incessante de todos os seres que se ocupam dessas dimensões?
Esta é uma das semanas em que, se não insistirmos no contrário, esses pequenos nadas, que no fundo são muita coisa, poderão invadir as nossas vidas, e transformar cada dia em alegria. Do livre arbítrio depende querermos.
Podemos escolher sermos doadores de alegria, e não de tristeza. Sermos transmissores de ânimo, e não de agonia. Buscarmos a luz que brilha na escuridão ou irmos em busca dos túneis escuros e frios. O 9 de Copas, esta semana, insiste em lembrar-nos que a alegria quer entrar em nossos dias, que a perfeição já existe e nós podemos acessá-la, entrar em sua casa, comer à sua mesa e convidá-la a visitar a nossa e nela se estabelecer.
A escolha, sorri o 9 de Copas, é sua. Observe o mundo em volta, perceba o Sofrimento ocupando tantas cadeiras, todas elas mais desgastadas do que a sua, e ainda assim muitos dos seus ocupantes valentes e confiantes. Vale a pena afundar? Vale a pena desistir? Certamente que não, mas é preciso fazer as escolhas corretas, e nao escolher a Miséria como sua companheira.
Deixe as frivolidades de lado
É também esse o alerta da semana. As frivolidades, as bobagens que nos amarram, as besteiras e os acessos de egocentrismo e de prepotência podem levar-nos ao extremo oposto – e nos transformarem em seres miseráveis, incapazes de gratidão, de generosidade, de afeto. Se a nossa vida estiver repleta de espelhos que só a nós refletem, e às nossas misérias, só a elas e a nós veremos, multiplicados à exaustão, ora enamorados do reflexo, ora profundamente descontentes e aborrecidos. Veja que horizonte estreito.
Alegria não distribuída, não compartilhada, murcha e seca os orações. Mata a si mesma, se insistirmos em guardá-la, se tivermos medo de perdê-la, se acharmos que os outros não a merecem. Alegria é feita na partilha, na distribuição irrestrita, é aí que ela prolifera, se multiplica e se torna eterna.
Repare que eu falo de alegria, e não de felicidade. Falo de estar contente, e não de ser feliz. Não é possível ser feliz sozinho, e para não estar sozinho é preciso espalhar alegria, e não desânimo, que tudo afasta de nós, porque nele perdemos a alma. Se você pensou, agora mesmo “e todos os que não têm motivo algum de alegria?”, é apenas porque você não se dedicou a investigar. Se o fizer, verá que não existe ser sobre a Terra que não tenha um motivo, um motivo sequer, para ser contente.
Vale a pena investir, e insistir, em ver a beleza e nela se glorificar, o que significa nada querer em troca. Apenas entregar-se e ser seu reflexo.
Caos e desordem podem nos atrapalhar significativamente. Esse é o porém da semana, e também aqui o livre arbítrio fala mais alto, ou poderia. Ordene a sua vida, o seu dia, a sua mesa, as suas atividades. Acolha os imprevistos com o coração alegre – não julgue de imediato a porta que foi fechada. Sabe-se lá que outra porta abrirá justamente porque essa se fechou!
Respire, olhe o mundo com olhos novos todos os dias, aprenda a maravilhar-se com os milagres do cotidiano, seja a flor que desabrocha ou a folha seca que cai e é cuidada pelo vento em seu voo e pela terra em seu repouso. O cuidado existe. Está tudo bem, é possível transformar a perspectiva. Se dê o direito de parar de lutar consigo mesmo, feche os olhos, esboce um sorriso e inspire.
Respostas de 12
Viva!!!
O dia de ser contente chegou!!!!
Sim, que o contentamento nos invada!
Nao sei como entrar a semana sem sua carta. Super dependente. Tenho sentido essa alegria interna, esse olhar feliz. Estou a 48 horas sem dor, após meses e meses de angústia com uma dor horrível na coluna é em uma perna, empurrando os dias e quando, finalmente a dor cessou foi como uma janela de abrindo, cheia de luz e ar fresco. Uma semana de respiro, com essa sensação de otimismo e de reflexão para fazer o mundo interno e externo mais apaziguador.
Ah sim! Que alívio – que persista e te traga o vento fresco da primavera.
As orientações que nos oferece sobre o bem viver são preciosas. Gratidão
Alegria! Obrigada pelas suas palavras.
Ana querida, sempre Ana acolhedora, assertiva, criadora. Que saibamos ter um ótima semana!
Assim seja, para todos nós!
Que alegria ter as suas palavras toda semana!
Obrigada Ana!
Boa semana!
Gratidão, Ana Querida! Escolho preencher cada dia com alegria.
Perfeita escolha!