O Sol, cuja imensa massa cria a força gravitacional que atrai tudo o que existe no sistema solar, nosso planeta incluído, é também uma força em constante fusão nuclear, gerando energia, luz e calor em seu interior. Essas forças nos atingem, e a cada um de nossos átomos. Dentro do sistema do Tarot, o Sol exerce papel semelhante.
O Sol é um arcano maior numerado, e seu número é 19, que podemos reduzir, a partir da soma de seus algarismos, ao número 1 – isto é particularmente relevante esta semana, porque termos acesso a novas formas de resolver problemas, acesso a novas perspectivas e pontos de vista, faz parte das possibilidades da semana, se soubermos utilizá-las e tivermos olhos para ver.
Veja: há muita energia, luz e calor dentro da semana que inicia, e há também novas perspectivas e formas de resolver e solucionar questões com as quais venhamos lidando há tempos, esse é o panorama energético da semana. Para que tudo isso seja produtivo, há alguns conselhos. Vamos a eles.
Primeiro. O Sol não impede de existirem interferências e situações que não controlamos. E elas estão na mesa da semana também, como um prato cheio, até. Insistir em resolver questões que, ou não nos pertencem ou não temos ferramentas para lidar com elas, tende a ser uma bobagem sem fim esta semana, um desgaste inútil e irrelevante da brilhante e pura energia com que a semana se cobre. Saber separar a que vamos dar importância, atenção e relevância faz parte dos desafios de cada um. Ou seja, o brilho da semana pode ser obscurecido pelas interferências? Pode, se você assim decidir que será. Realmente está dentro da sua esfera de decisão, esta semana, embarcar numa jornada de perda e desgaste. Não vale a pena, e não tem necessidade.
Segundo. O Sol brilha também dentro de nós. Se seguirmos os ensinamentos antigos da Tábua de Esmeralda, nos lembraremos de que assim como é no alto, assim é embaixo. O macrocosmos (o Sol, coração do sistema solar) é idêntico ao microcosmos (o seu coração). Portanto, o brilho, a energia e o calor que recebemos da estrela é idêntico ao brilho, energia e calor que produzimos internamente. Como o Sol, atraímos para perto de nós e fazemos com que gravitem ao nosso redor, as pessoas que são atinigidas pelas nossas “fusões nucleares”. Como acontece dentro do Sol, também dentro de nós há elementos que colidem entre si e se fundem depois, gerando energia limpa, pura e extremamente potente. Manter a consciência do nosso impacto ao nosso redor é muito importante esta semana, porque produz consequências com as quais teremos que lidar.
Terceiro. Como consequência do anterior, é necessário manter algumn grau de recolhimento, de introspecção, de atenção ao seu centro, de silenciamento interno. Talvez seja necessário diminuir a atividade social, e isso na verdade tende a ser bastante benéfico, porque é justamente o excesso de interação social que poderá criar as interferências do primeiro aviso.
Quarto, e último. Esse recolhimento, esse olhar para dentro, pode ser extremamente favorecido, esta semana, com atividades que turbinem, por assim dizer, esse olhar para o Sol interior. O acompanhamento oracular, seja sozinho seja com pessoa da sua confiança, ou os processos terapeuticos, podem desvendar aquelas novas perspectivas, pontos de vista e soluções de que falávamos no início, e que é a marca registrada do Sol. Esta é uma semana ideal para compreender o que lhe sucede de novas formas, o que tende a conduzir a novas formas de viver e interagir, o que conduz naturalmente a novas experiências na vida. Como nos ensina Joel Goldsmith, a consciência demarca o campo da experiência – as nossas experiências são determinadas pelo nosso campo de consciência. O Sol, e a sua capacidade gigantesca de energia, nos permite aceder a novos campos de consciência, será bom não desperdiçar a oportunidade!
Boa semana!