Esta é uma semana importante para mergulhar a fundo naquilo que de fato se mostra como a própria realidade – a sua, interior, especialmente. Para compreender que nós temos todos papéis e funções na vida, mas nenhum desses papéis e funções nos define como seres. Ir além das aparências das coisas e das situações é uma atitude que, através do olhar preciso e exato da Rainha de Espadas, se mostra propício esta semana. Haverá aqueles que optem pelo caminhgo da astúcia – da armadilha, do logro, da trapaça, do engano, do auto-engano. Mas isso não significa que eu, que você, optemos por esse caminho. Manter a própria individualidade com clareza e com confiança pode ser algo fundamental esta semana.
É necessário cuidar para que a vontade do otimismo não nos cegue com relação à realidade, e por força desse otimismo, deixemos de dar importância à natureza real e concreta das situações. Isto é: diante de uma situação hostil, é preciso permitir que a Rainha de Espadas evidencie essa hostilidade, servindo de pouco ou nada querer que ela seja o que ela não é. Nem tudo pode ser transformado, por vezes há situações que demandam o encarar de frente, com audácia e valentia, e o assumir posições.
A Rainha de Espadas tende a dividir o mundo em dois, e a mostrar-nos claramente, com a exatidão de uma lâmina de corte afiado, o que é verdadeiro e o que é mentiroso. Não sobram palavras, nem faltam, e a semana tende a trazer de forma muito clara o que se deve levar adiante e o que se deve deixar para trás.
O que vale a pena esta semana é permitir-se observar a realidade com muita clareza, parar de se deixar levar pelas opiniões de quem deveria estar quieto e calado, exercer a autoridade do próprio julgamento para entender que de uma árvore podre não nascem frutos sadios. “Nem tudo é o que parece” é uma frase que deveria caminhar ao lado de “tudo é efetivamente o que parece ser”. A Rainha de Espadas caminha de peito aberto, baixa a sua guarda mas mantém a sua espada na mão. Não tem medo de encarar a verdade porque sabe que, de forma bem bíblica, sabe que a verdade a libertará. Por muitos lados que uma situação tenha, há lados e há lados. Escolha o seu com sabedoria e independência. Cuide da sua semana, das suas palavras e dos seus atos. Não se encolha nem se ausente de si mesmo. Ser valente, nestes tempos, é estar vivo.