No decurso da vida, nem sempre somos capazes de perceber as bênçãos que nos rodeiam. As mazelas do mundo, as ingratidões várias que surjem aqui e ali, tudo o que não nos agrada e também o que se aproxima como nuvem de angústia – muita coisa tende a nublar a nossa percepção das efetivas bênçãos de cada dia. Pois bem. O 10 de Copas ilumina-se em nossa semana como um lembrete. Um lembrete de não nos enganarmos e entendermos que as bênçãos que temos, e das quais nos esquecemos, sejam garantidas para todo o sempre.
O que isto quer dizer? Que não sabemos qual é o ponto de virada, e que é preciso viver e agradecer pela vida que se tem hoje, porque amanhã tudo pode mudar bruscamente. Não antecipar desgraças, não se deixar invadir pela angústia e ansiedade do outro, essas são as forças em ação na semana, e convém estar atento e não se deixar levar por qualquer vento que sopre. Escolha bem quem enche as suas velas e dá velocidade à sua embarcação.
Com tanto desastre e tristeza neste nosso globo celeste, este planeta que tão generosamente nos acolhe e com quem falhamos tanto, como humanidade, nos cuidados e respeitos básicos, pode parecer difícil, ou mesmo estranho, agradecermos e nos regalarmos com as bênçãos que temos em nossas pequenas vidas. Porém, é disso que se trata. De agradecer e não presumir que amanhã aí estarão, e por isso há que aproveitar cada momento, intensa e verdadeiramente. A palavra gratidão deveria, ao longo desta semana, apoderar-se de nossos lábios e de nossos pensamentos. O ápice da semana está dentro dela, contido na percepção do tanto que existe em nossas vidas e que nos chega praticamente de graça. Estar conectado com esse movimento eleva a vibração de toda a humanidade, e por isso me parece tão necessário que não nos neguemos o sentimento de gratidão por tudo o que temos, somos e vivemos, inclusive o que nos parecem ser dificuldades e, afinal, serve de combustível para a nossa evolução.
Ao mesmo tempo, é preciso muito cuidado e atenção com as ideias obsessivas, especialmente aquelas que já se configuram em nós como adicções. Não esqueçamos de que tudo se inicia na ideia, no pensamento que roda sem cessar e sem controle dentro de nós. É indispensável ter controle sobre o nosso campo mental, e não permitir que nada nos distraia do estar grato. Do ser agradecido. Da capacidade de olhar para nós mesmos e para o mundo em volta e sermos agradecidos. É imprescindível e indispensável estar e presente para dar rumo e freio a qualquer forma de pensamento que nos leve em direção à perda de controle sobre nós mesmos.
Gentileza para com o outro, atitudes pacificadoras, lugares de tranquilização, podem nos ser necessários, e é preciso talvez que já os tenhamos cultivado internamente, para poder reconhecê-los, porque cada um é cada um e ninguém é igual a ninguém. Se a sua vontade é evoluir, se a sua disposição é a de avançar e não a de permanecer onde se está… a semana é para isso. Os pensamentos de “ah, aqui já está bom” e “já cheguei onde eu queria” não pertencem a esta semana, e eu diria ser muito útil sair deles e não se ludibriar. É preciso cuidado com a arrogância, com os excessos de autoconfiança, com inflamar-se à toa, com ideias que podem parecer incríveis mas não têm substância nem é seu tempo ainda. Não é possível semear em terreno não arado, que acabou de ser colhido. Calma e gratidão pelo que já se é, cultivo de alegria e tranquilidade, essa é a receita da semana para compreender melhor quem somos e a que viemos.
Respostas de 2
Gratidão!
quer perfeição ler isso ♥️