De que formas podemos lidar com a frustração, a irritabilidade e os desapontamentos à nossa porta? O Senhor da Opressão acaba de dar entrada na nossa semana e, do ponto de vista das tensões externas, receio não serem pacíficas notícias. O 10 de Paus ofusca-nos com a mais estúpida e obstinada crueldade, da qual é bastante difícil escapar.
Olhemos assim para as nossas vidas, o nosso campo. Se vivemos, em qualquer âmbito, situações de crueldade; se a sensação de aprisionamento, de desgaste, de caminhos bloqueados é uma constante, talvez esta seja a semana de resolver essas questões.
Alguns ingredientes nos serão indispensáveis: disciplina para mantermos o nosso centro; ação responsável e pensada; autocuidado e prudência na execução do que seja preciso.
A disciplina nos ajudará a não darmos passos em falso. Programe seu dia, organize as suas tarefas, não subverta a sua agenda. Toda ação que precise executar, especialmente se envolve outras pessoas, precisa do exercício do seu pensar: analise e reflita bem antes de se envolver em qualquer discussão, qualquer atrito. É preciso mesmo tomar partido? Prudência, se o envolvimento for o melhor caminho. Não se exponha demasiado, resguarde o seu íntimo, a sua casa, a sua família. Não se coloque em situações de perigo ou de vulnerabilidade à toa.
Se há situações que há muito lhe roubam energia, situações de injustiça, mentira, maldade, calúnia, inveja, leviandade – talvez seja a semana do ponto final. Mas é preciso muito mas muito cuidado, muita preparação para que o golpe dado seja único e final.
Generosidade e absoluta ausência de motivações individuais são os grandes defensores do mal que o 10 de Paus pode colocar em movimento. A semana nos oferece tensões, não tenho grandes dúvidas. Mas se olharmos em volta, em nosso pequeno mundo, veremos lugares, pessoas e situações a quem podemos servir, a quem podemos ajudar e em quem podemos depositar a força do nosso fazer. Saia de si para perceber o outro.
Prepare-se bem, busque todas as formas de resiliência que aprendeu a utilizar nos últimos anos. Todas elas, você verá, lhe serão úteis. E esta semana, como as demais, também passará.