Se há uma coisa que nos faz dar passos atrás na vida, é a possibilidade de sentirmos dor. Ninguém quer sentir dor. E, no entanto, a dor é uma parte inseparável da vida. O 3 de Espadas, esta semana, vem acompanhado de uma atmosfera muito particular: a dor que podemos sentir diante daquilo que não é confiável. A perturbação que podemos sentir diante de decepções parece ser muito significativa.
Por isso, é provável que seja importante, ao longo da semana, cuidar de se observar com tranquilidade, buscando espaços que possam estar a salvo das perturbações muitas que podem se manifestar durante a semana. Forças bastante hostis estão soltas pelo mundo, e por muito que pensemos que nossa pequena vida é isso – pequena -, será difícil negar, nos próximos dias, que aquilo que afeta cada aspecto humano da vida nos afeta também.
Talvez, para que as situações assumam contornos mais corretos, mais nítidos, seja necessário passar pelo campo do desgosto, da desilusão, do desamparo, da tristeza, da fraqueza. O ar está saturado desses elementos, e em algum momento da semana provavelmente os sintamos sobre nós. Calma, e muito alinhamento. As situações desagradáveis da vida nos ensinam tanto quanto as agradáveis, ou às vezes até mais, porque nos exigem movimentos de desacomodação, para chegarmos em lugares onde não chegaríamos por livre vontade, por medo de sentir dor, por medo de fracassar, por medo de encarar.
Provavelmente também a semana seja atravessada por situações descontroladas, sedutoras e perigosas. Todo cuidado é pouco para manter a sanidade, para não se deixar envenenar. O exame criterioso do que nos alcança é indispensável esta semana: uma coisa é crer, outra é saber. É preciso cuidado com o fanatismo, com as ideias obcecadas, com a dispersão, com a recusa em aprofundar. Todos esses elementos, estejam eles dentro de você, estejam eles do lado de fora, são fatores de perturbação e de decepção, cuide-se.
Com muita veemência, este 3 de Espadas nos sacode e acorda, para que, ao estarmos atentos, não desistamos de iluminar a escuridão; para que não permitamos que o medo seja mais poderoso do que a esperança, a vida e a humanidade. Este 3 de Espadas nos diz que a dor não pode ser negada, mas a ela não devemos dar o poder de nos imobilizar. Reúna todas as suas forças, tenha controle sobre si mesmo, não se deixe abater pela destruição. A sombra está à espreita, dentro e fora. Não se deixe levar por explicações fáceis, não desmorone, não se deixe abater.
Um ritmo saudável de vida precisa incluir descanso – descanso para a alma, para o corpo, para a mente. Retire-se, de tempos em tempos, retorne ao seu espaço mais interno, feche os olhos e, por instantes, saia da perturbação. Depois, retorne, porque o que não se pode negar, não se pode negar. Mas retorne refeito, descansado, para poder alcançar com um abraço, um sorriso, um ouvido quem estiver no limiar da desesperança. Que a semana seja proveitosa, ainda que desafiadora.