Nossa semana tende a estar ligada a todos os aspectos materiais que nela se apresentem. Poderemos talvez ganhar e gastar dinheiro e forças físicas, forças materiais. E isso poderá nos deixar satisfeitos – e também potencialmente cegos para as demais realidades da vida. Este é um alerta básico quando cartas como o 4 de Ouros se oferecem às nossas vidas.
É uma carta de poder e de percepção das leis materiais que regem o planeta – e, como elas, vai até certo ponto. É bom lembrar que esse ponto é importante (estabilidade é um lugar que devemos ocupar, ao menos de tempos em tempos) e é um ponto que também deve ser transcendido, porque estar excessivamente atento a ele não nos permite ver a realidade mais ampla.
É uma semana potencialmente benéfica para cuidar com atenção de projetos já iniciados, de dar estabilidade àquilo que ainda não se deu. Vale a pena cuidar com atenção de detalhes – terminar a decoração nova da loja, investir no plano de marketing da empresa que se iniciou há algum tempo e se deixou um tanto à deriva, atualizar seu curriculum, revisar as ofertas de emprego e as entrevistas para as quais se inscreveu, atualizar as suas contas, manter o seu extrato bancário em ordem, arrumar, limpar e cuidar tudo o que, na energia da matéria, está em sua vida e em suas mãos. Há sucesso e ganhos durante a semana, é fato – mas cuide de não ficar a sua visão do todo limitada por causa disso.
Isto é: não permita que os ganhos da semana se convertam em poeira jogada em seus olhos. Sim, é bom ganhar – de dinheiro a status. Ninguém costuma recusar, assim como não se costuma ver ninguém rasgando dinheiro na rua. Porém, o descontentamento instala-se muito por perto. A tendência do sempre querer mais, da eterna insatisfação. alimenta o mundo materialista em que vivemos. Primeiro queremos um carro, logo depois um carro confortável, a seguir um carro com ar condicionado e pouco depois um carro novo, e logo um carro do ano, a cada ano. Se não nos observarmos, e ancorarmos a nossa felicidade nos bens materiais, que nem percebemos nos devoram e manipulam, eles farão isso mesmo – devorarão a nossa paz e o nosso contentamento. É o cerne da sua energia e da sua vida que precisa de cuidados e proteção – você sabe qual é o cerne, o centro, o âmago da sua vida? A semana indica caminhos para essa descoberta, mas é preciso segui-los.
Por outro lado, a semana não é propícia a novos empreendimentos – justamente porque a tendência é de que não tenham vida longa. Sabe aquela frase: o que fácil vem, fácil vai? Aplica-se a esta semana.
Tudo na vida demanda tempo e dedicação. Plantas que crescem apressadas, músculos que ganham massa de forma artificial – nada disso perdura. Não se iluda com os ganhos desta semana – congratule-se, porque deve ter feito por merecer, mas passe adiante. Agradeça e siga. Reconheça o que é a sua parte, e reconheça também o resto. Não se perca diante do espelho, a parte da realidade que ele lhe mostra é com certeza estreita, como são as suas dimensões.
Riscos? Sinceramente, esta semana não valem a pena. Vale mais manter-se em equilíbrio, que é a estável nota predominante destes dias. Resguarde-se, poupe-se, aproveite para finalizar tudo o que começou, e ampare quem necessitar. Nem todas as pessoas podem compreender que a materialidade não é a finalidade do estarmos vivos. Uma palavra amiga, um ouvido que escuta e um sorriso verdadeiro curam e transformam, use esses instrumentos sem restrições. Essa é uma poupança dispensável. Quanto mais se dá, mais se tem.