Não há como se esquivar, por muito que se deseje. Parece haver chegado a hora de acertar algumas contas que andavam pendentes. As nossas expectativas sobre tudo (nós, os outros, uma determinada situação, um desenlace sobre um assunto) estão aqui presentes em nosso jogo. A atenção dada a essas forças (expectativas e realidades) é o grande trunfo da semana. O que não é nada fácil.O 5 de Copas é o grande senhor da Desilusão, e só se desilude quem anda pelos caminhos da ilusão. Esta semana tende a expor com clareza esses caminhos.
Além desses nossos problemas e dificuldades ligados ao imaginarmos uma cena distante da realidade que nos cerca, há também, esta semana, a possibilidade de golpes de onde menos esperamos, dos lugares mais insuspeitos e das maneiras mais inesperadas. Poderemos ser sulcados e espremidos, necessitando realmente empreender esforços em respirar plenamente e resistir. Perceba que, no fundo, eram situações que estavam em plano de fundo, aguardando a oportunidade para vir à tona. Não há nada que nos aconteça que não nos pertença. Lidar com essas situações mais difíceis é também uma questão de foco, de certa forma, e de não se colocar, o tempo inteiro, em primeiro lugar, em primeira pessoa. Mantenha a consciência de todos os pequenos milagres que estão sempre, mas sempre mesmo, acontecendo ao seu redor, ainda que não impactem diretamente a sua vida.
E por favor: não se esqueça de respirar. Não se esqueça de manter vivo o pensamento de que, assim como o ar entra, o ar sai; assim como a onda vem, ela vai; assim como tudo o que cresce, diminui passado algum tempo. A lei da Vida está presente em nossas vidas, e por muito que doa e assuste em semanas como a que se apresenta, é indomável o seu poder e maravilhosa a sua força. Às vezes, é importante deixar de lado a ilusão de que o bom seria uma vida sem dor. A vida é dor também. E desilusão. E tristeza. Dias cinzentos. O que é preciso, penso eu, é saber como lidar com esses momentos, para sair deles fortalecido e otimista.
O 5 de Copas é também uma carta que anuncia pressa, no sentido de quem avança com força demais, ímpeto demais, gula demais. Perde tempos de preparação, pisoteia o que estava apenas brotando, escapa-lhe a visão do processo. Como um amante que se esquece das preliminares. Assim que começa algo, já quer aboletar-se nos finalmentes. É assim que o amor pode virar inferno, porque a pessoa avança casas sem ser sua vez de jogar. Cuide do tempo, cuide dos processos, observe e respire, não dê passos sem ser em absoluta segurança.
Por falar em processos, aqueles que se deixaram para trás, num cantinho de gaveta sem arejar, têm uma grande probabilidade de retorno esta semana. Permita que o façam, não dê as costas (de novo) aos problemas que reapareçam. Sente estranheza? Desânimo? Uma sensação de que nadou, nadou, e parece ter acabado na areia da praia? Essa é a semana – retorne às suas expectativas, confronte-as com a realidade (lembre-se de que raramente coincidem), tenha a coragem de perceber que foram, ou são, exageradas (ainda que isso doa, porque afinal as expectativas são todas suas, não há como responsabilizar ninguém por elas), e tranquilidade suficiente para entender que, como tudo, estas sensações, e os problemas de onde nasceram, também passarão.
Atenção a desgastes emocionais
São prováveis, ao longo desta semana, situações de desgaste energético – lugares, pessoas ou situações que retiram energia, que demandam um nível de atenção e presença que, neste momento, talvez não seja possível oferecer. Resguarde-se daquilo que pode ser um dreno, especialmente emocional, porém sem deixar de fazer frente aos problemas antigos que ressurgem para ser resolvidos. Uma equação intrincada a resolver: não se deixar exaurir, retirar-se quando for necessário, e ao mesmo tempo ter coragem suficiente para lidar com as questões da vida, especialmente se elas se referem a finalizações e encerramentos, e que são obviamente inadiáveis.
Por fim, atenção especial ao que se ganha mas se gasta fácil. A ir de uma tarefa a outra sem terminar nenhuma. A sentir-se miserável sem ter de fato motivos para tanto. A toda e qualquer instabilidade que se anuncie. Em todos esses casos: retroceda. Volte ao seu centro. À sua agenda. Às suas anotações. Dê passos atrás e avalie novamente as ciscunstâncias e o que você esperou ou espera delas. Por vezes, como numa leitura de tarot tantas vezes acontece, é mais importante entender o processo que trouxe você até o momento presente do que pretender adivinhar o futuro. Tenha tranquilidade – o futuro chegará sem que você o chame, o importante será saber o que fazer e como fazer quando ele lhe bater à porta. Que a sua semana seja positiva e produtiva, com todas as resoluções feitas para abrir espaços e varrer de sua vida tudo o que não é mais necessário a ela.
Respostas de 12
Excelente!!! Identificações total. Gratidão 🙏
Boa semana!
parece que foi tudo escrito para mim…kk
Deve ser a proximidade…
Bem minuciosa a análise da semana. Gostei muito!
A semana promete e pediu!
Imagine sim uma a semana mais stressante, já avisava algumas questões a serem “vividas” . Minha única questão é em relação a um exame médico importante que faço na sexta e não sei bem como encaixar isso na leitura.
Inês, falo com você via whatsapp.
Gratidão sempre.
Ãs cartas mostram o Norte, o resto é tarefa nossa.
Com certeza. Sem nossos passos, o caminho não se faz. Boa semana!
Palavras oportunas mestra!
<3