É preciso coragem. Coragem para tomar decisões, coragem para sair da região de impasse – este pode ser o resumo das forças em ação durante esta semana. Compreenda que qualquer ação é melhor do que ação nenhuma. A inércia tende a provocar medo – medo de não sermos capazes, medo de tornarmos tudo ainda pior, medo de cometer erros se agirmos. É aqui que se aplica a frase anterior: qualquer ação é melhor que ação nenhuma, porque a tendência é de que, sem fazermos alguma coisa, tudo se tornar pior do que está.
Além disso, convém não gastar energia com o que ainda não aconteceu, com as situações que imaginamos mas ainda não se concretizaram. Tudo o que houver a fazer hoje já será provavelmente suficiente. Preocupar-se com o dia de amanhã, esta semana, tende a ter dois efeitos: um é impedir que o que precisa ser feito hoje o seja (o que implica deixar sem fazer o que preciso ser feito, o que por sua vez implica uma pilha de atrasos começar a ser erguida). O outro efeito é gerar um campo de ansiedade e tensão em você, porque é isso que a preocupação com o dia de amanhã, que a rigor ainda não existe, provoca.
Escolha bem onde coloca a sua atenção, porque como já se sabe é o olhar do dono que engorda o gado – onde você colocar a sua atenção e o seu esforço, aí tudo crescerá, Se o seu foco for a sua inabilidade de lidar com as situações da vida, a sua incapacidade de tomar decisões, de fazer escolhas… a inabilidade e a incapacidade crescerão.
Não se lamente. A quantidade de energia utilizada nas lamentações diárias, nas pequenas vitimizações do dia a dia, é inimaginável. Lamentos e reclamações são um poço sem fim de gasto de energia. Nada se resolve dessa forma, e a tendência dessa forma de encarar os desafios é protelar decisões – e a semana, como já vimos, pede coragem para justamente o contrário. E há mais um detalhe a reparar: a maioria (a imensa maioria mesmo) dos problemas da semana muito provavelmente tenham origem interna. Seja onde for. Não serve de absolutamente nada, neste momento, procurar culpados, buscar motivos e explicações do lado de fora. As situações de desgaste que se enfrentem, esta semana, são muito provavelmente da responsabilidade de cada um. Não há pragas, nem maus olhados, nem energias enviadas sabe-se lá por quem rondando, querendo roubar a sua – entenda, muito claramente, que a energia negativa que ronda a sua vida está sendo gerada por você mesmo. Pelas suas indecisões, pelas suas ações passadas, pela realidade que você criou para você mesmo. É muito importante, para que esta semana dê frutos, que isto seja bem compreendido. Além de só atrasar o seu percurso, porque é como procurar culpados onde eles não existem e perder tempo com isso, atrasa também o percurso dos outros, que serão torpedeados por acusações vazias, e isso sim cria turbulências desnecessárias a todos. Assuma as suas responsabilidades e aja.
Tenha coragem de perceber a si próprio e tomar as decisões que precisam ser tomadas, e que vêm sendo negligenciadas. Pegue o que é seu em suas mãos e resolva. Não fique à espera de que alguém faça isso por você, ou que algo externo a você se transforme. Compreenda que hoje é o dia que precisa ser vivido, e este dia, esta semana, grita por ações concretas, e não promessas, intenções ou aspirações vagas, à espera de que alguém faça algo. É a sua vez de fazer.