Engana-se aquele que pensa não ter forças suficientes para fazer mudar o curso da sua própria história. Por muito que o terreno ao redor esteja poluído e degradado, é possível uma só pessoa criar vida através de seus próprios recursos internos. O 7 de Paus pede que se exercitem coragem e ação, a um só tempo. Pode ser que existam situações esta semana em que não seja possível separar uma coisa da outra – o treino da agilidade e da presença de espírito podem fazer maravilhas quando é preciso agir de forma imediata.
São até prováveis obstáculos e contrariedades, em presença deste arcano, mas também é provável a emergência da força e das condições de lidar com todos eles. É preciso cuidado com ameaças, com ignorância, e cuidado com a impressão de se terem mais forças do que afinal se têm – todas essas questões convivem dentro desta carta, e a afinação interna é indispensável. Repare na própria imagem desta carta: a força de um só sobrepõe-se ao que está em baixo, mas é uma força não lapidada, ainda permeada de forças selvagens. Por isso, é preciso um tanto de cuidado, porque o refinamento do pensamento, da palavra e da ação é uma conquista a ser realizada com persistência diária, e não é de um dia para o outro que se consegue. Não aja como se tivesse as forças lapidadas que ainda não tem – atenção à sua palavra e ao seu gesto, para não sobrestimar-se e gastar energia de forma inútil.
É muito importante, nesta semana, não se distrair com expectativas que nada mais são do que isso: expectativas. Os trabalhos práticos, e especialmente todos aqueles que propiciem o refinamento de si mesmo, são os melhores. Prestar atenção às tarefas cotidianas e realizá-las de forma esmerada pode nos inspirar a fazer o mesmo naquilo que considerarmos “mais importante” – varrer a casa, ou arrumar a mesa, ou organizar a gaveta, por exemplo, nos predispõem ao esmero em toda ação.
E por que tantos alertas para não se distrair? Por que o 7 de Paus introduz com frequência situações inesperadas que valem a pena ser aproveitadas. A constante observação de si mesmo pode ajudar imensamente a que as oportunidades não passem em branco, seja por essa falta de atenção, seja por falta de coragem. Não é semana de hesitar, ou de pensar demais (porque talvez não haja tempo, e ao pensar demais a oportunidade passe ao largo); quanto mais conectado se estiver internamente, mais se saberá responder com prontidão ao que possa surgir.
Acredite em si mesmo, derrube interferências que o façam duvidar das próprias capacidades e talentos. Cuidado com apreensões, que são expectativas invertidas. Pode ser uma semana de milagres? Pode. Mas é indispensável estar acordado e em paz, tanto para poder percebê-los atuando quanto para poder aproveitá-los de forma positiva e equilibrada.
Respostas de 5
Precisas palavras, como sempre. Obrigada e boa semana!!!
Obrigada Ana, a calma interior é um exercício que se faz necessário. O que está por vir não depende só de nós. Mas se atentos conseguimos muito. Grata por suas palavras certeiras! Abraço.
Obrigada!
Tão Micaélico!Tão certeiro!
Obrigada, querida amiga❤
Beijo, querida!