Os fatos importantes da semana provavelmente possam estar ligados ao perigo de agir (ou, pior, reagir) dentro do campo da estupidez, da falta de cordialidade, da falta de tato, da falta de empatia. Não conseguir captar o espírito alheio pode nos fazer dizer e/ou fazer o que em hipótese alguma deveríamos ter dito e/ou feito.
Por isso, todo cuidado é pouco, e o 9 de Espadas avisa que sim, há perigo. Não há, no entanto, porque desesperar-se. Se nós conseguirmos não acessar esse campo da agressão pura e simples, já será maravilhoso. Não agrediremos ninguém e não teremos de lidar com o efeito retorno que toda agressão comporta. Vigiar seus gestos e suas palavras, calar mais do que falar, observar antes de agir, pensar antes de dizer alguma coisa podem ser lanchas de salvação no mar revolto da semana. Há muito ruído em volta.
Isso é uma coisa.
A outra é não aceitar provocações, não encampar conflitos, não entrar em brigas. Péssima semana para processos judiciais, por exemplo. A chance de ser uma pancadaria é grande. Conversas difíceis, daquelas que já se sabe que voarão espadas e indiretas? Deixe para outro momento. Colocar os pontos nos i’s? Esclarecer aquela confusão, malentendido? Tudo isso poderia aguardar uns dias. Não se coloque em posição vulnerável – assim como há momentos propícios a se vulnerabilizar, a mostrar suas volutas internas, quase em carne viva, também há momentos propícios para se resguardar e partir do princípio que pode ser que se entre em área de guerra e se esteja sob ataque.
Não provoque a ira alheia. A semana é muito propícia a quererem sair pela boca aquelas palavras, aqueles temas, aqueles assuntos que já se sabe (a questão é lembrar-se disso!) que pegarão fogo. O incêndio é quase que garantido.
Use a semana para treinar a contenção, para ter controle sobre si próprio, para melhorar os seus mecanismos de silenciamento interno e externo. Pense que tudo pode ser uma oportunidade de treino. Se necessário, diminua os contatos sociais. Deixe as reuniões familiares para depois. Quando aconteçam, investigue o ambiente, perceba que os outros estão, sim, sofrendo, ache você que não é pra tanto ou não – talvez não seja uma boa ideia apontar isso e colocar o dedo nas feridas. Tendem a sangrar incontrolavelmente.
Olhe para o lado com afeto, com compreensão, com compaixão. E compreenda que, às vezes, a única forma das pessoas reagirem às terríveis situações pelas quais passam, é agredir quem aparece por diante. Faça o possível por não julgar (quem somos nós para saber o que se passa com o outro e que dimensão tem o que lhe acontece?), e não reaja. Não reaja. Utilize todos os exercícios de serenamento, de respiração e de meditação que vem treinando. Agora é a hora. A paz se planta dessa forma, especialmente quando o 9 de Espadas se ergue no horizonte, com seu tom algo ameaçador.
Com esses cuidados, a semana se salva, todos ao seu redor se salvam inclusive você, e o aprendizado sobre a vida humana cresce e amadurece, o que já é um motivo excelente de estarmos juntos por aqui, neste planeta extraordinário, onde tantos seres convivem, às vezes sem sequer se aperceberem uns da existência dos outros. Sorria e seja feliz com as limonadas que seus limões podem fazer.
Respostas de 6
Axé
Axé!
Vou seguir o que as cartas aconselham, aliás sábios conselhos 👏👏👏
Que sejam úteis! Obrigada pelo retorno.
Uauuu e como bem lembra a minha mãe “o falar é prata e o SILENCIAR É OURO”!!!
É por aí mesmo!