Entramos em semana de atividade – o Sol costuma ser bastante enfático nesse sentido, trazendo para diante dos nossos olhos o que é a realidade e colocando-nos diante dos desafios que é preciso encarar. Há calor e há luz, e onde há luz há sombra, nem é preciso dizer. Assim como a luz do astro solar, o Sol não se esgota, a sua força de alimentação é contínua. Este fato não é nem bom nem mau, como aliás nada é, estando muito mais as nossas percepções ligadas ao que aprendemos a achar que é bom e a achar que é mau. O Sol elimina essa questão.
Como princípio, o Sol é um estímulo em direção a novas perspectivas, a novas maneiras de perceber o mundo, as relações, as pessoas, o nosso papel, a nossa importância. É preciso, esta semana, perceber corretamente quais são os nossos limites, para poder transformá-los de pedra em ouro. Transformar não é atropelar, desconsiderar, explodir, ignorar, desrespeitar. Transformar significa entender profundamente a forma de algo e promover a sua alteração, caminhando em direção àquilo que é a Verdade. Portanto, há muitos cuidados a serem tomados, e isso refere-se naturalmente a esta semana.
Primeiro cuidado. Com a língua, e a sua posição arrogante. Não fale sem pensar, não fale tudo o que pensar. Tanto faz se é a seu respeito quanto a respeito de outros. Muito embora o Sol desperte todos os cantos dos pássaros, ele próprio age no silêncio, e faz tudo o que tem a fazer sem nem avisar nem se vangloriar. O Sol existe, e assim todas as suas dádivas.
Segundo cuidado. Com a petulância do julgamento. Se já tão pouco sabemos sobre nós mesmos, que saberemos nós sobre os outros? Guarde para si as suas opiniões sobre o lugar do outro, e repita mentalmente que essas opiniões nada mais são do que as suas opiniões. Portanto, dizem mais sobre você do que sobre o outro, e por isso servirão melhor a você do que ao outro.
Terceiro cuidado. Com tudo o que costuma pensar que sejam obstáculos em sua vida. Os muros podem ser mais baixos do que você pensa, e pode não ser necessário derrubá-los para os atravessar. Aprenda a subir e a descer, a escalar os seus desafios em vez de se bater com eles.
Quarto cuidado. Não gaste toda a provável energia que sinta nos primeiros dias da semana! Descanse e estabeleça ritmos. O Sol não pára, e brilha e aquece o tempo inteiro. Mas é Ele quem estabelece o ritmo da nossa vida, e é salutar reger-se pelos passos, como fazem todas as criaturas.
Respeitados estes cuidados, alegre-se e anime-se, porque a maestria da Confiança brilha em suas mãos nesta semana. Aproveite para sair do que costuma chamar conforto, e pode ser apenas um lugar de segurança que o separa da verdadeira alegria de viver. É semana de arriscar, de dar novos passos, de ser ousado e otimista. Alegria, alegria – inícios são sempre bons, sorrir-lhes é melhor ainda. Reconheça-os em sua vida, a cada dia desta semana.
Respostas de 5
A petulância do julgamento…sim, há que se ter cuidado quanto a isso, mas também não é salutar ignorar os estragos causados em nós pelas ações do outro. E se olharmos para o coletivo, então…Dá prá não julgar as ações dos responsáveis pela absurda tragédia Yanomami, por exemplo?!
Você tem razão, Sheyla – é difícil não se indignar com tragédias como as que destroem comunidades como os Yanomami, ou o impacto que ainda hoje a população negra sofre com as marcas indeléveis do colonialismo. Acredito que posicionar-se seja uma coisa, julgar outra. Que possamos sempre nos posicionar, a partir daquilo que podemos ver do que está ao nosso redor, e que nosso posicionamento auxilie a criar um mundo mais justo e fraterno – para todos os seres humanos, sem exceção.
Alegria, alegria!! Boa semana pra nós… ❤️
Obrigada, bom demais iniciar a semana e o mês com o Sol.
Boa semana.
Grata sempre pelas suas cartas.
Muito bom, adoro suas mensagens